Qual é a melhor impressora para imprimir personalizados?

A melhor impressora para imprimir personalizados é aquela que ajuda no processo do ponto de vista criativo, dinâmico e prático. Afinal, uma impressora precisa agilizar processos, além de entregar um material de alta qualidade para o cliente final.

Neste artigo, veja alguns modelos de impressoras para imprimir personalizados, veja benefícios desses modelos de impressoras e comece a planejar a sua empresa ainda hoje. Inclusive, você pode trabalhar com personalizados até mesmo em casa!

Acompanhe!

👉🏻 Veja também: o que é uma gráfica digital?

Modelo de impressora para imprimir personalizados

Alguns dos melhores modelos de impressoras para imprimir personalizados são esses aqui: EPSON L395, L495, L3150 e L4160 ou L805. O modelo L805 é um modelo um pouco mais caro e talvez não seja o mais indicado para quem está começando agora.

Afinal, se você está montando a sua gráfica rápida, investir em equipamentos que gerem caixa logo no início é o melhor que você tem a fazer. Afinal, você precisa vender. Esses modelos são ótimos para impressos de lembrancinhas e outros tipos de personalizados.

Esse tipo de impressora é ideal para quem precisa de um processo rápido e com alta qualidade. Afinal, os personalizados precisam receber todo o cuidado possível. É uma peça quase artesanal e, portanto, as melhores impressoras precisam estar nesse serviço.

Benefícios das impressoras bulk-ink (tanque de tinta)

As melhores impressoras para imprimir personalizadas são aquelas que você tem acesso rápido ao sistema de tinta. Ou seja, os melhores modelos são os bulk-ink. Esse tipo de impressora tem o tanque de tinta do lado de fora e fica muito mais fácil para controlar cores e também entender o consumo e o momento de trocar a tinta.

Para imprimir personalizados, os sistemas bulk-ink ajudam muito. É uma ótima maneira de ganhar em alguns aspectos do ponto de vista de custo-benefício. Veja alguns benefícios do sistema bulk-ink para imprimir personalizados.

Ótimo custo-benefício

O sistema de bulk-ink é um tipo de sistema para impressoras que imprimem personalizados, tipo lembrancinhas. E por isso, você tem um ótimo custo-benefício ao adquirir essas impressoras para o seu projeto, uma vez que você pode imprimir praticamente o ano inteiro com elas.

Um tanque de tinta rende muito mais do que os famosos cartuchos de tinta, que você usaria em impressoras convencionais até pouco tempo atrás. O sistema bulk-ink revolucionou o mercado.

Fácil manutenção

As impressoras com o sistema bulk-ink são muito mais fáceis de trabalhar. Inclusive, a manutenção é muito mais simples. Afinal, os tanques de tinta estão ali e são facilmente acessados. Qualquer tipo de problema pode ser rapidamente resolvido. Para imprimir personalizados, portanto, é uma grande ajuda. 

Troque apenas a tinta que acabou

Se a tinta do bulk-ink acabar, você poderá trocá-la rapidamente, sem precisar de grandes manutenções ou de assistência técnica especializada. O que é ótimo para quem imprime grandes quantidades de personalizados.

acesse o software para gráfica de qualquer lugar

Vale a pena comprar impressora para personalizados?

Uma impressora para personalizados pode ser uma verdadeira “mão na roda” para quem precisa expandir os negócios. Isto é, se você precisa ampliar a sua rede de produtos ou serviços oferecidos, então vale a pena comprar uma impressora para personalizados. Caso contrário, vale a pena continuar focado e concentrado no seu projeto atual.

A seguir, veja alguns critérios que você pode considerar na hora de considerar ou não a compra de uma impressora para personalizados:

  • Mais um serviço para o seu negócio.
  • Valor agregado no mercado.
  • Produtos com valor agregado alto.
  • Possibilidade de aproveitar a sazonalidade.
  • Inúmeros tipos de clientes.

Mais um serviço para o seu negócio

Ter vários produtos ou serviços é uma meta que deve ser alcançada por quem quer sobreviver no varejo. No entanto, se você presta serviços ou mesmo vende projetos impressos, agregar valor ao seu negócio também é importante, já que um cliente pode vir a partir de um serviço e tempos depois pode fechar outro tipo de projeto.

Uma impressora para personalizados, portanto, pode ser esse serviço extra agregado que faz toda a diferença lá na frente. Se você tem uma gráfica rápida ou mesmo industrial e ainda não oferece o serviço de impressos de personalizados, vale a pena fazer uma análise e entender se isso é viável.

Valor agregado no mercado

O mercado gráfico sempre está em transformação e muitas vezes você precisará se adaptar para oferecer serviços extras. O impresso de personalizados, por exemplo, pode ser um desses serviços extras. Ele não só ajuda a desenvolver a sua gráfica, como ajuda a agregar valor no mercado.

Afinal, muitas vezes você pode fechar mais de um tipo de serviço com o seu cliente ou potencial cliente e conseguir um valor mais atrativo. No longo prazo, isso faz toda a diferença.

Possibilidade de aproveitar a sazonalidade

No caso de quem investe em opções de impressora para papelaria personalizada, por exemplo, pode lucrar muito com a sazonalidade. É o caso da época de volta às aulas.

A boa notícia é que você não precisa investir apenas na papelaria que os pais comprarão para os seus filhos, mas também na papelaria feita para as profissionais da área da educação.

Sem dúvidas, é uma oportunidade de entregar algo diferente, único e que encante os seus clientes.

E o mesmo vale para outros tipos de impressões, como para peças decorativas de natal, páscoa, dia dos pais e das mães, e assim por diante.

Produtos com valor agregado alto

Uma impressora para personalizados consegue trazer um aumento no valor agregado dos produtos. Isto é, você pode cobrar mais para entregar mais valor ao cliente que busca determinados tipos de impressos.

Esse tipo de impresso é diferente, já que é um produto personalizado e exclusivo. Por isso, você pode cobrar mais pela entrega e assim ter um ticket médio maior dentro do seu plano de negócios como um todo.

No entanto, é preciso entender como vender e como operacionalizar as impressoras para personalizados. Caso contrário, ela pode ser um “elefante branco” dentro do seu sistema de impressão.

Inúmeros tipos de clientes

Aumentar a carteira de clientes não é simples e nem fácil. Afinal, atender todo mundo não é a melhor decisão para um negócio. Mas sim, atender os clientes certos.

A impressora para personalizados, nesse caso, ajuda a aumentar a sua carteira de clientes já que ela vai atrair determinados tipos de demandas do mercado.

No entanto, você precisa estar preparado para absorver essas demandas e os processos precisam ser viáveis para o seu negócio. Operar a impressora de personalizados não pode ser um problema e nem pode comprometer as operações normais que já ocorrem rotineiramente na sua gráfica.

Impressora boa para personalizados

Aqui estão alguns modelos de impressoras recomendados para personalização: EPSON L395, L495, L3150, L4160 ou L805.

Lembre-se que o modelo L805 costuma ser mais caro do que os outros, justamente pela quantidade extra de recursos. Por isso, se você está começando agora, é bacana partir para modelos um pouco mais acessíveis.

Saiba mais sobre cada um dos modelos de impressora boa para personalizados:

L395

A Epson EcoTank L395 é uma multifuncional compacta de tanque de tinta que oferece um baixo custo de impressão com alto rendimento.

Veja algumas características:

  • Sistema de tanque de tinta sem cartuchos: Imprima até 7.500 páginas coloridas ou 4.500 páginas em preto com alta resolução de impressão.
  • Wi-Fi integrado: Impressão sem fios diretamente de smartphones, tablets ou PCs.
  • Tecnologia EcoTank líder: Número 1 em impressão sem cartuchos.
  • Impressão de até 7.500 páginas coloridas ou 4.500 páginas em preto.

L495

A Epson EcoTank L495 é uma multifuncional completa de tanque de tinta que oferece um alto rendimento e baixo custo de impressão.

  • Impressão sem fios de qualquer lugar com Wi-Fi integrado e visor LCD colorido.
  • Tecnologia EcoTank líder em impressão sem cartuchos.
  • Imprime até 7500 páginas coloridas ou até 4500 páginas em preto.
  • Epson Connect permite impressão wireless e remota a partir de tablets e smartphones.

L3150

A Epson EcoTank L3150 é uma multifuncional tanque de tinta compacta que proporciona baixo custo de impressão com alto rendimento.

  • Sistema de tanque de tinta sem cartuchos para imprimir até 7.500 páginas em cores ou 4.500 páginas em preto.
  • Conexão wireless e Wi-Fi Direct integrado para impressão sem fios a partir de smartphones, tablets ou PCs.
  • Multifuncional 3 em 1: imprime, copia e digitaliza.
  • Compacta e ideal para uso doméstico, com maior rendimento em cores.
  • Menor custo de impressão: até 7.500 páginas em cores e 4.500 páginas em preto.

L4160

Saiba mais sobre a impressora L4160:

  • Multifuncional 3 em 1: imprime, copia e digitaliza com Wi-Fi Direct.
  • Multifuncional tanque de tinta compacta.
  • Baixo custo de impressão com alto rendimento.
  • Impressão em frente e verso automático.
  • Sistema exclusivo de tanque de tinta sem cartuchos.
  • Capacidade de impressão de até 7.500 páginas em preto ou 6.000 páginas coloridas.
  • Maior resolução de impressão da categoria.
  • Wi-Fi Direct integrado para impressão sem fios a partir de smartphones, tablets ou PCs.

L805

Veja todos os detalhes da impressora boa para personalizados: o modelo L805:

  • Impressora fotográfica sem fios e com tecnologia EcoTank, que traz tinta de seis cores.
  • Impressão de alto volume de fotos, CDs/DVDs e documentos a um custo insuperável.
  • Inclui uma garrafa de tinta preta e 5 garrafas de tinta colorida.
  • Imprime até 1.900 fotos 10×15 cm em 6 cores de tinta.
  • Conectividade sem fios para impressão a partir de smartphones e tablets.
  • Compartilhamento fácil com economia e alta qualidade.
  • Perfeita para fotógrafos e estúdios.
  • Resoluções de até 5760 x 1440 dpi.
  • Tintas fotográficas Epson de 6 cores.
  • Configuração wireless rápida e fácil.
melhor impressora para gráfica rápida banner teste o sistema de gestão

Impressora para personalizados que corta: Veja 4 modelos

Se o que você precisa é de uma impressora para personalizados que corta papel, abaixo, conheça ótimos 4 modelos que vão fazer todo o sentido para o seu projeto. Seja ele artesanal ou de nível um pouco mais industrial:

  • Cricut Explore Air 2
  • Silhouette Cameo 4
  • Brother SDX125
  • Astro Mix Digital 720

Continue lendo e saiba mais sobre esses modelos de impressora para personalizados que corta papel de várias espessuras.

Cricut Explore Air 2

Esse é um dos modelos mais populares de todos e com certeza você poderá investir hoje ou no futuro. Afinal, além de cortar papel, essa impressora é ideal para vários tipos de trabalhos, inclusive aqueles projetos que precisam de impressões maiores.

Ela tem 24,1cm de largura e, por isso, é possível cortar até mesmo os materiais grandes, como a cartolina.

A espessura de corte é de até 1,7mm. Ou seja, corta vários tipos de papel e você terá muitas opções para deixar a sua criatividade fluir na hora de produzir personalizados.

Essa é uma ótima impressora para personalizados que corta.

Silhouette Cameo 4

Outra boa opção de impressora para personalizados que corta papel, é a Silhouette Cameo 4. Essa é ainda mais interessante para quem precisa de cortes mais rígidos, já que ela corta até papel térmico!

No entanto, é preciso ficar atento para a capacidade máxima de corte e a largura máxima, que é de até 60cm. Mas, vamos combinar? É espaço o suficiente para vários projetos e personalizados, não é mesmo?

Essa impressora permite criar área de corte para depois destacar, o que é uma vantagem e um diferencial para que não quer cortar o papel na hora.

Brother SDX125

Quer uma impressora para personalizados que corta papel grosso? Então, o modelo Brother SDX124 é a opção ideal: a lâmina corta papel com até 3mm de espessura! Sim, é bastante coisa, não é mesmo?

A área de trabalho dessa impressora é 30,5x61cm e você já tem 1435 desenhos embutidos para os personalizados.

Astro Mix Digital 720

E por fim, apresentamos também o modelo Astro Mix Digital 720, que é outra ótima impressora de personalizados que corta papel, com uma área máxima de corte de 630mm.

A força de corte dessa impressora é impressionante: até 500g!

Essa impressora é mais indicada se você oferece serviços em larga escala. Mas se você precisa de projetos pontuais, qualquer uma da lista vai ser uma boa opção.

Escolha a sua ideal!

Como escolher uma impressora para personalizados de festa?

Como vimos até aqui, existem muitas opções de impressora para personalizados de festa, cada qual com suas funcionalidades e características. Mas, e agora? Como escolher a alternativa mais interessante para o seu negócio?

Para isso, é possível fazer uma breve análise e um planejamento, que garantam a seleção da melhor alternativa para o seu empreendimento se desenvolver cada vez mais. Continue lendo.

1. Saiba quais os tamanhos dos materiais que você fará

Antes de qualquer coisa, avalie com clareza quais serão os tamanhos dos materiais que você fará. Por exemplo, se você deseja fazer apenas pequenas lembrancinhas, ou topos de bolo, poderá contar com uma impressora não muito grande e espaçosa.

Em contrapartida, se deseja fazer painéis mais robustos ou detalhes maiores para a mesa da festa, precisará de um equipamento que dê conta do recado.

Portanto, esse deve ser o ponto de partida da sua escolha, para não correr o risco de não conseguir atender as demandas dos seus futuros clientes.

2. Avalie a compatibilidade de materiais

A compatibilidade dos materiais com a impressora é tão importante quanto escolher o tamanho certo. Por exemplo, se você precisa de uma impressora para personalizados de festa que seja capaz de imprimir em um papel fotográfico, pois esse tipo de produto é oferecido por você aos seus clientes, verifique se o equipamento escolhido realmente atende a essa necessidade.

Lembre-se sempre de que cada tipo de impressora pode ter uma lista de aplicações, que não necessariamente será generalista como gostaríamos. Estar atento a isso impede que você faça um investimento em um equipamento que, na prática, não agregará o valor que você precisa.

3. Fique atento à qualidade da impressão

Que tipo de qualidade de impressão você precisa para fazer a impressão de personalizados de festa? Pense um pouco sobre isso.

Se as suas impressões não precisam de detalhes sutis, talvez a qualidade não precise ser tão nítida. Agora, se você quer algo com desenhos pequenos e muitos detalhes, como os cards para docinhos de festa, precisará de uma impressora que tenha uma boa definição.

4. Avalie a facilidade e agilidade do uso

Por fim, verifique a facilidade e a agilidade que a impressora para personalizados de festa oferece a você.

Afinal, se você costuma atender pedidos bem grandes e que precisam ser finalizados o quanto antes (já que a data da festa pode ser muito próxima), você precisará de um equipamento que seja relativamente ágil.

Entretanto, se você trabalha com uma produção feita com uma antecedência específica e mais tranquila, talvez essa agilidade “excessiva” não seja tão necessária.

Pense nesses fatores para fazer a escolha certa.

Como ter mais lucro com a impressão de personalizados?

Agora que você já pôde conhecer um pouco mais sobre as impressoras para personalizados, vejamos algumas dicas para montar a sua gráfica e começar com o pé direito:

  • Escolha uma impressora boa para personalizados: Uma impressora boa para personalizados é essencial. Por isso, sugerimos que você volte ao nosso tópico sobre qual é a melhor impressora para personalizados e também busque reviews desses produtos, para garantir a melhor escolha para a sua gráfica.
  • Tenha um plano de negócios bem definido: Desenvolva um plano de negócios, pois ele pode ajudá-lo a nortear os seus próximos passos rumo ao crescimento da sua gráfica. Sem ele, a sua atuação pode acabar sendo um pouco “aleatória”, no sentido de “apagar incêndio” todos os dias, ao invés de seguir passos e etapas rumo ao sucesso.
  • Otimize serviços repetitivos: Serviços repetitivos, como a geração de orçamentos, podem ser automatizados de forma eficiente com um sistema de gestão para gráficas. Em poucos cliques você já consegue dar uma resposta mais eficiente ao seu cliente, potencializando o seu atendimento e reduzindo os erros na hora de precificar os produtos.
  • Trabalhe o marketing da sua gráfica: A sua empresa também precisa ser vista para ser lembrada. Portanto, nada de abrir a sua gráfica e esperar que os clientes simplesmente apareçam de uma hora para outra. Mas, sim, procure trabalhar o marketing do seu negócio, montando um site para gráfica, por exemplo, e desenvolvendo o seu posicionamento on-line.
  • Tenha um bom controle financeiro: Por fim, não se esqueça de desenvolver um bom controle financeiro para você. Dessa forma, não haverá surpresas desagradáveis no meio do caminho e você poderá trabalhar tranquilamente com os seus personalizados.

Se você vai montar a sua gráfica rápida para personalizados, não deixe de conhecer o sistema Calcme para monitorar e gerenciar todos os processos.