Como controlar as ferramentas na marcenaria? Veja dicas e passo a passo

Controlar as ferramentas na marcenaria é muito importante para garantir que os recursos vão estar sempre no mesmo lugar para os outros funcionários usarem. Além disso, o controle vai ajudar a entender o seu inventário.

Mas como fazer isso? Neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias te ajuda a entender mais sobre como controlar as ferramentas na marcenaria.

Veja dicas e ideias para começar a colocar em prática ainda hoje.

Entenda o que não pode faltar numa marcenaria? Veja algumas ferramentas!

Entenda como controlar as ferramentas na marcenaria

Controlar as ferramentas na marcenaria não é uma tarefa fácil. Mas pode ser menos complicado do que você imagina, desde que você tenha uma estrutura organizacional viável e uma cultura de organização presente entre todos os funcionários.

Veja 4 dicas que vão te ajudar:

1- Cultura de organização entre os colaboradores 

Estabelecer uma cultura forte de organização entre os colaboradores é o que vai garantir um melhor controle de ferramentas na marcenaria. Afinal, são os funcionários os principais utilizadores deste material e, por isso, são eles que precisam prezar pela organização eficiente.

Por isso, crie um sistema de organização simples e que todos possam seguir. Lembre disso de forma recorrente e estimule os profissionais a manterem a organização adequada, com bônus, vales e, quem sabe, até um “churrasco da firma” para confraternizar.

Ao estabelecer uma cultura de organização entre os colaboradores, será possível ganhar:

  • Eficiência.
  • Economia.
  • Segurança.
  • Produtividade.
  • Qualidade.
  • Entre outros benefícios.

Por isso, comece hoje mesmo a colocar isso em prática!

2- Inventário atualizado

Outra forma de controlar as ferramentas na marcenaria, é estabelecer um inventário e mantê-lo atualizado de forma regular. Assim, você sempre vai ter o controle de todas as ferramentas, onde elas estão e com quem estão.

O controle do inventário é muito importante para a marcenaria. Mas é preciso criar uma cultura de atualização constante de maneira que se possa, de fato, confiar no inventário. Caso contrário, será apenas perda de tempo.

3- Etiquetas

Usar etiquetas é também uma maneira muito eficiente de trabalhar o controle das ferramentas da marcenaria. Ou seja, você pode etiquetar todas as ferramentas com um número, um código ou até mesmo um sistema de chip de localização.

No entanto, é preciso ter um sistema de inventário para catalogar as etiquetas e garantir que, de fato, a numeração seja um fator de identificação e possa gerar qualquer tipo de controle eficiente.

Você pode até mesmo estabelecer uma planilha para montar esse inventário e registrar o código de cada ferramenta.

4- Inspeção regular

Essa talvez é a dica mais importante de todas: faça a inspeção constante do inventário de ferramentas. Essa é a melhor maneira de controlar as ferramentas da marcenaria, já que sem inspeção não dá pra saber o que tinha semana passada e o que tem hoje.

Implementando um sistema de etiquetas ou de organização, somando isso a inspeção regular de, pelo menos, uma ou duas vezes por semana, o controle vai ser mais fácil e você sempre vai saber onde estão as ferramentas ou qual delas eventualmente sumiu e quando sumiu.

Veja também ferramentas para marcenaria: Saiba o que você precisa para começar!