O que é design thinking? Saiba aqui!

O que é design thinking

Você já ouviu falar em design thinking? Embora não seja um conceito exclusivo de quem atua como designer, trata-se de algo extremamente importante para essa área de atuação Afinal, o design thinking é capaz de promover uma série de benefícios, que vamos entender melhor no decorrer deste texto.

Acompanhe este conteúdo da Calcme – sistema para comunicação visual – e tire as suas dúvidas!

O que é design thinking?

O design thinking nada mais é do que uma forma de desenvolvimento centrada no usuário para a resolução de problemas e criação de soluções inovadoras no design. 

Essa metodologia permite a criação de produtos, serviços e experiências que realmente atendem às necessidades e desejos dos usuários. 

No design, especificamente, o design thinking se destaca por suas etapas estruturadas e foco na empatia, colaboração e experimentação, como veremos no próximo tópico.

Etapas do design thinking

O design thinking passa por algumas etapas para ser bem-sucedido. Essas etapas são pensadas e planejadas com foco na resolução de problemas e criação de soluções que sejam verdadeiramente relevantes para os usuários.

A seguir, descrevemos essas etapas:

Empatia 

A primeira etapa, empatia, envolve compreender verdadeiramente os usuários. Os designers utilizam técnicas como entrevistas, observação e pesquisa para captar as emoções, comportamentos e necessidades das pessoas. 

Esse tipo de compreensão permite criar soluções que realmente estejam dentro das expectativas do público.

Definição

Na fase de definição, os designers sintetizam as informações coletadas na etapa de empatia para identificar problemas específicos que precisam ser resolvidos. 

Essa etapa ajuda a focar o esforço criativo e define um ponto de partida claro para o desenvolvimento de soluções. Pode ser muito útil no design de uma plataforma, por exemplo.

Ideação

Durante a fase de ideação, os profissionais irão gerar uma grande gama de ideias e possíveis soluções. 

Utilizando técnicas como brainstorming, essa etapa incentiva a criatividade, sem nenhum tipo de julgamento ou barramento de ideias. A diversidade de pensamentos é muito importante para encontrar soluções diferentes.

Veja mais: Software para empresa de comunicação visual – O que não pode faltar?

Prototipagem

A prototipagem transforma ideias em representações que são mais palpáveis, digamos assim. Os designers criam protótipos simples e funcionais das ideias mais promissoras para testar rapidamente e coletar feedback. 

Esses protótipos podem variar de esboços e modelos de papel a protótipos digitais interativos, permitindo experimentar e melhorar as soluções antes de investir em desenvolvimento completo.

Teste

Por fim, os protótipos são avaliados com usuários reais. O feedback obtido é usado para alterar e melhorar as soluções. Testar com usuários reais garante que o produto final atenda às necessidades e expectativas. 

Afinal, é na prática, com os usuários de verdade, que perceberemos os pontos de melhoria, as falhas e os acertos. Por isso, essa etapa é considerada uma das mais importantes.

Viu só como o design thinking é uma área muito interessante e que pode ser aplicada em diferentes contextos? 

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo de hoje e continue se aprofundando em mais dicas e informações para designers navegando em nosso blog!