Como montar uma marcenaria artesanal?

Aprender como montar uma marcenaria artesanal nem sempre é fácil, mas pode ser simples. Afinal, uma marcenaria artesanal é também uma excelente maneira para ganhar dinheiro com um trabalho que você já sabe fazer. Comprando os equipamentos certos e tendo um lugar adequado, é possível multiplicar a sua produtividade.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre como montar uma marcenaria artesanal. Continue lendo e saiba mais.

Como fazer uma marcenaria artesanal

Uma marcenaria artesanal pode ter um início caseiro, nos fundos da sua casa, mas também pode ter um início um pouco mais profissional, em um espaço dedicado. O ideal é que você comece, de maneira a encontrar os primeiros clientes e assim já ter algum fluxo de caixa para fazer a empresa começar. Veja algumas dicas de como fazer uma marcenaria artesanal:

  • Formalize a sua empresa;
  • Saiba o que você vai vender;
  • Compre as ferramentas certas para começar;
  • Tenha um sistema de gestão simplificado;
  • Se ofereça para fazer serviços terceirizados.

A seguir, saiba mais sobre esses aspectos.

Formalize a sua empresa

Antes de mais nada, você precisa considerar a formalização da sua empresa. Isto é, você precisa registrar um CNPJ para operar de maneira legal, sem ter problemas com a Receita Federal lá na frente.

Por mais que seja algo burocrático, complexo e com inúmeros desestímulos, ainda assim, o empreendedor precisa passar por isso. Faz parte da jornada e, quanto antes se regularizar, melhor. Afinal, todas as empresas precisam pagar os impostos corretamente.

Saiba o que você vai vender

Montar uma marcenaria artesanal é também uma maneira de vender um produto ou serviço. Afinal, você precisa vender para que a sua empresa, de fato, funcione. Toda e qualquer empresa só funciona quando há vendas.

Por isso, saiba o que você vai vender. Tenha isso muito claro para que não haja desfoco e você possa se concentrar naquilo que você estipulou fazer. Caso contrário, o trabalho pode se pulverizar e as coisas não andam. Monte um plano de negócios para a sua marcenaria artesanal.

Compre as ferramentas certas para começar

Com os serviços e produtos estipulados, agora você sabe que tipo de ferramentas precisa comprar para fazer as coisas acontecerem. Portanto, é hora de começar a comprar os itens que você precisa para realizar as atividades. No início, foque somente no que você realmente vai precisar, de maneira a não pulverizar o investimento.

Tenha um sistema de gestão simplificado

Os sistemas de gestão não são feitos apenas para grandes empresas, com centenas de funcionários e múltiplo faturamento. Pelo contrário: o sistema de gestão é ideal para todos os portes de empresas, inclusive as pequenas que estão começando agora.

Com o sistema de gestão da Calcme para marcenarias, você organiza o seu negócio, controla todos os fluxos, finanças, clientes, pedidos e muito mais. Faça um teste grátis para conhecer o sistema por dentro.

Se ofereça para fazer serviços terceirizados

E ainda, outra dica interessante que você pode considerar no início da sua empresa, é: se ofereça para fazer serviços terceirizados de instalação ou montagem. Isso fará com que você comece a desenvolver os contatos, que são muito importantes para qualquer negócio.