Como fazer um portfólio digital design gráfico

Como fazer um portfólio digital design gráfico?

Fazer um portfólio digital desing gráfico exige organização e um pensamento estratégico para que o seu site fique verdadeiramente interessante.

Pensando nisso, a equipe da Calcme – Sistema para Comunicação Visual – preparou este guia com detalhes que podem te ajudar nessa missão. Acompanhe e confira!

Como fazer um portfólio digital design gráfico?

Apesar de não haver um passo a passo infalível de como fazer um portfólio digital para design gráfico, ainda assim há boas práticas que podem te ajudar a obter bons resultados.

Na lista abaixo, descrevemos algumas dessas ações interessantes. Confira só:

1. Escolha uma plataforma

O primeiro passo é escolher bem a plataforma que você pretende usar para os seus designs. Você deseja fazer a divulgação em um site WordPress? No Behance? Ou ainda, quer fazer um portfólio no próprio Drive do Google, criando pastinhas para que as pessoas possam apenas visualizar os materiais? 

São muitas as possibilidades disponíveis na internet, e você precisa avaliar com qual tipo de ferramenta você tem mais familiaridade, de modo a desenvolver um portfólio ainda mais profissional por isso.

2. Selecione os trabalhos ou os desenvolva

Depois de decidir qual será a sua plataforma, comece a avaliar quais serão os trabalhos divulgados. Se você ainda está no começo da sua carreira, pode ser que não tenha um leque grande de projetos concluídos.

Nossa sugestão, nesse caso, é que você comece a desenvolver artes de exemplo. Podem ser fictícias, para que você possa demonstrar as diferentes habilidades que tem com as mais diversas ferramentas.

Leia mais: Sistema para comunicação visual e papelaria: Conheça a Calcme!

3. Crie seções bem definidas

As seções do seu portfólio precisam ser bem definidas. Você pode criar uma seção de artes para redes sociais, outra para edição de vídeo, outra para infográficos, e assim por diante.

Dessa maneira, os potenciais clientes poderão analisar exatamente o que eles precisam que você faça. Assim, terão maiores chances de fechar com você – caso gostem do seu estilo.

4. Descreva detalhadamente os seus projetos

Descreva cada um dos projetos que você incorporar na hora de fazer um portfólio digital design gráfico

Escreva a função da arte, em qual situação ela foi usada, qual foi o processo criativo, e assim por diante. 

Assim, seus futuros clientes terão uma visão mais clara dos seus porquês dentro de uma arte, compreendendo a função de cada traço e cor, o que contribuirá para o fortalecimento da ideia de que você realmente entende o que está fazendo.

5. Adicione informações sobre você

Adicione bastante informação – interessante e importante – sobre você. Fale das suas formações, experiências, cursos, enfim! Além disso, considere dar um toque mais pessoal, mesmo que seja para a sua marca e não para você, de fato.

Esse tipo de ação ajuda a conectar melhor com o potencial cliente, criando uma sinergia maior.

Veja também: Elementos básicos da comunicação visual: Saiba quais são!

6. Verifique a otimização para dispositivos móveis

Por fim, com tudo pronto e publicado, é hora de fazer um portfólio digital design gráfico funcionar no mobile.

Para isso, acesse o site pelo seu celular e confira se é fácil navegar. Caso contrário, otimize o que for necessário e foque em uma boa experiência para o seu cliente.

Os resultados serão bem interessantes!