Quais são os tipos de tipografia? Serif, Sans-Serif, Moderna e Handscript

Você sabe quais são os tipos de tipografia usados em projetos de design ou mesmo em projetos de comunicação visual?

Esse é um conhecimento importante que deve ser considerado por todos que estejam aspirando projetos em design ou comunicação visual. Afinal, a tipografia (popularmente conhecida como “fonte”), diz muito a respeito do projeto em si.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre cada uma delas.

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Você sabe quais são os tipos de tipografia?

Os principais tipos de tipografia são esses aqui:

Tipo de tipografiaCaracterísticas e usos
Tipografias SerifEsse tipo de tipografia é muito usada em livros e textos em geral, já que a serifa ajuda a criar uma linha imaginária para a leitura. A serifa é um prolongamento em cada letra. Ideal para projetos com uma pegada mais vintage ou cult.
Sans SerifJá a tipografia Sans Serif é exatamente o oposto da tipografia Serif. Ela não tem os prolongamentos nas laterais e pode ser usada em muitos projetos que não remetem a algo mais vintage ou cult.
HandscriptAs tipografias no estilo Script são usadas especialmente para remeter um trabalho mais manual/artesanal. Ou seja, elas remetem a um tipo de texto feito a mão, que seria a tipografia Handscript.
ModernaAs tipografias modernas são ideais para os mais diferentes projetos do dia a dia. Elas são muito atreladas a projetos tecnológicos e que tenham uma pegada mais atual. Em linhas gerais, é uma fonte mais enfeitada, com um design específico para um tipo de identidade visual.

Quando usar cada tipo de tipografia da lista acima

Cada tipo de tipografia pode ser usada em um tipo de projeto. É essencial que a tipografia tenha relação direta com o estilo do projeto que está sendo feito. Por isso, veja quando usar cada tipo de tipografia que listamos acima.

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Serif

A tipografia Serif é uma das mais clássicas do mercado. Ela é usada especialmente em situações de projetos vintage ou cult. A serifa é um lastro/prolongamento em cada letra, de modo que isso facilite a leitura de textos corridos.

As tipografias serifadas eram usadas no passado, nas primeiras impressões feitas por sistemas de carimbo e prensa.

👉🏻 Veja também: o que é um projeto de comunicação visual.

Sans Serif

Já a tipografia Sans Serif é justamente o contrário do modelo mencionado anteriormente. Essa não tem serifas e pode ser usada em inúmeros projetos que não precisam ter essa cara mais “vintage” ou “cult”.

Tipografias Sans Serif são as mais populares para projetos do dia a dia. Afinal, há inúmeras famílias de fontes dentro desse modelo.

Handscript

A tipografia handscript é muito usada em projetos relacionados a projetos artesanais. É ideal para simbolizar um projeto feito a mão ou mesmo com o capricho semelhante ao artesanato. São as fontes com o estilo escrito à mão. Ideal para marcas ou títulos.

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Moderna

A tipografia moderna está atrelada a projetos contemporâneos. São fontes mais enfeitadas e podem ser usadas em projetos que tenham uma identidade mais tecnológica.

Importância de escolher dentre as categorias tipográficas

Escolher dentre as categorias tipográficas é muito importante para obter o melhor resultado possível na sua arte. Afinal, a tipografia tem tudo a ver com a mensagem que você deseja passar.

Como vimos, a tipografia Serif consegue transmitir uma mensagem de vintage, algo mais cult. Logo, se você deseja transmitir isso às pessoas que lerem o seu texto e verem a sua arte, automaticamente pode ser uma excelente alternativa para o seu projeto.

Já as fontes Sans Serif, com sua aparência um pouco mais limpa e até mesmo considerada “moderna”, são percebidas como mais acessíveis e versáteis, adequadas para uma variedade de aplicações, desde sinalizações até interfaces de usuário digitais.

Você pode observar o quanto as fontes Sans Serif são muito usadas em sites, portais na internet, aplicativos digitais, entre outras possibilidades nesse sentido.

Por isso, é muito importante fazer a seleção adequada, para obter o resultado que você deseja. Mas, e como essa seleção pode realmente ser feita? O que analisar? Veremos isso no próximo tópico.

Veja também: Ordem de serviço comunicação visual: Como fazer?

Como escolher dentre os tipos de tipografia?

Existem diversos pontos diferentes que podemos levar em conta na hora de escolher dentre os tipos de tipografia. Primeiro, devemos identificar o objetivo daquele projeto que está sendo desenvolvido e qual o público-alvo que ele precisa atingir.

Afinal, como vimos, cada fonte pode ter uma personalidade e uma capacidade de transmitir uma mensagem específica, estando atrelada à identidade que queremos para a nossa produção visual.

É o caso de uma marca mais jovem e dinâmica utilizar uma fonte Sans Serif um pouco mais arrojada, em contrapartida a uma instituição de ensino que prefere as fontes Serif como padrão.

A seguir, listamos alguns passos que podem te ajudar a fazer essa seleção que comentamos:

  1. Objetivo e público-alvo: Analise qual tipografia realmente está alinhada à identidade da marca e pode, assim, transmitir a mensagem certa para o público certo. Qual é o objetivo? Alcançar um público que busca algo mais sério e conservador, ou algo mais dinâmico e descontraído?
  2. Legibilidade: Verifique se a tipografia escolhida garante que a leitura do texto seja fácil. Por exemplo, um texto com um bloco muito grande pode ser mais fácil de ler com uma tipografia mais limpa, enquanto textos mais curtinhos, até mesmo frases de poucas palavras, podem ser lidas com tipografias um pouco mais “decoradas”.
  3. Contexto de uso: Considere como a tipografia será aplicada. Se ela for impressa, um modelo pode ser melhor; se for digital, outro pode se aplicar; e assim por diante.
  4. Versatilidade: Por fim, avalie se a fonte escolhida vai funcionar nos diferentes tamanhos e proporções de arte que você deseja fazer.

Assim, quando pensamos em tipografia estilos, estamos pensando em algo que precisa ser claro, fácil de ler, interessante e, ao mesmo tempo, tenha personalidade para transmitir uma característica.

Se conseguirmos reunir todos esses fatores, as chances de a nossa escolha ter sido assertiva são muito maiores. Boa sorte na sua seleção de fontes!