Sistema de impressão offset: O que é?

O sistema de impressão offset vem sendo cada vez mais utilizado em gráficas de diferentes portes, uma vez que é capaz de suprir demandas bem importantes nesse mercado.

Se você tem uma gráfica e quer entender melhor sobre esse assunto, acompanhe este conteúdo da Calcme – sistema para gráficas offset – e tire as suas dúvidas!

O que é um sistema de impressão offset?

O sistema de impressão offset nada mais é do que um método de impressão no qual a imagem a ser impressa é transferida primeiro de uma chapa metálica para um cilindro de borracha, e, em seguida, do cilindro de borracha para o papel. 

Permite uma impressão mais nítida e precisa, sendo também ideal para grandes tiragens para revistas, livros, catálogos e materiais publicitários.

Uma das principais vantagens da impressão offset é a capacidade de produzir imagens com alta resolução e consistência de cor. 

Além disso, a técnica permite a utilização de uma ampla gama de materiais, como diferentes tipos de papel e superfícies, oferecendo flexibilidade para projetos diversos.

Leia também: Qual a diferença do papel opaline e offset?

Como trabalhar com sistema de impressão offset?

Para trabalhar com o sistema de impressão offset na sua gráfica, é importante considerar alguns aspectos importantes, que listamos logo abaixo. Veja só:

1. Avaliar a necessidade

Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar se há demanda na sua região para esse tipo de demanda. Se não houver demanda reprimida, talvez a inclusão desse sistema não faça tanto sentido para a sua gráfica.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado, analise se outras gráficas têm oferecido esse serviço, e assim por diante. Também considere a solicitação de clientes, avaliando se já houve pedido para esse tipo de demanda.

2. Investir em equipamentos de qualidade

Os equipamentos usados no sistema de impressão offset devem ser de qualidade para promover uma boa experiência para o seu cliente.

Sendo assim, se você observar que há necessidade de implementar isso na sua gráfica, pesquise por máquinas offset que verdadeiramente irão atender as necessidades do público.

Cuidado com a premissa de adquirir o que for mais barato, pois, às vezes, isso pode custar a satisfação do seu cliente.

3. Treinamento da equipe

Também é imprescindível que a sua equipe receba o treinamento adequado para que o sistema de impressão offset seja verdadeiramente implementado.

Assim, a equipe pode, ainda, otimizar o tempo de execução das demandas, aumentando as chances de promover uma boa experiência ao cliente.

Veja também: O que fazer com papel offset 240g?

4. Desenvolva marketing e vendas

O seu público também precisa estar ciente de que você está oferecendo o sistema de impressão offset na sua gráfica. E como isso pode ser feito? Por meio do marketing e desenvolvimento da equipe de vendas.

É necessário divulgar isso no seu site, nas suas redes sociais, e assim por diante, de modo a oferecer o serviço e atrair novos clientes.

5. Esteja atento ao fluxo de manutenção e suporte

Por fim, fique sempre atento ao fluxo de manutenção e suporte. Converse com a sua equipe, saiba quais são os desafios enfrentados, busque alternativas. Faça também as manutenções preventivas das máquinas, a fim de manter tudo sempre em ordem.

6. Invista em um sistema para gráfica

E não se esqueça, invista em tecnologia para a sua gráfica. Com um sistema para gráfica offset, como a Calcme, todos os processos podem ser facilitados. Conte com a gente! Faça o seu teste grátis e veja como podemos te ajudar.