Papel offset: o que é?

Afinal, papel offset: o que é? Essa é uma expressão muito popular utilizada no ramo gráfico, só que nem sempre traduz exatamente um tipo de papel específico.

Ou seja, o papel offset não necessariamente é um tipo de papel. Mas sim, um conjunto de modelos que pode ser usado nesse tipo de impressão.

Neste artigo, a Calcme – sistema para gráficas offset – te ajuda a entender mais sobre o assunto.

Continue lendo e saiba mais.

Veja também qual a diferença entre impressão offset e flexografia.

Você sabe o que é papel offset?

O papel offset nada mais é do que um tipo de papel usado nesse ramo de impressão. Ou seja, não necessariamente é um tipo de papel específico. Mas sim, um conjunto de tipos de papéis muito utilizados para impressões em larga escala, dentro de uma gráfica offset.

A seguir, veja 3 tipos de papel offset comuns e usados na rotina desse tipo de gráfica:

Tem boa absorção

O papel offset é aquele que tem boa absorção da tinta, de modo que o processo gráfico possa acontecer em alta qualidade, sem borrar ou sem comprometer o design. A absorção do papel offset precisa ser o suficiente para que a tinta fique, de fato, dentro do papel sem que ele perca a uniformidade e a maleabilidade.

Entenda exemplos de Impressão offset.

Superfície uniforme

Outra característica do papel offset é que ele precisa ter uma superfície uniforme. Ou seja, uma superfície lisa, fugindo de imperfeições ou relevos. Caso contrário, a máquina offset pode não funcionar direito e, consequentemente, a impressão vai sair com problemas e com baixa qualidade final para o cliente.

Várias gramaturas

Mais uma característica que te ajuda a entender o que é o papel offset, é a sua gramatura. Diferente de outros processos e impressoras, o papel offset pode ter vários tipos de gramaturas, especialmente se é um projeto diferente ou mais refinado. A flexibilidade por poder escolher a gramatura é um benefício muito interessante do papel offset.

Veja onde comprar papel offset 180g no atacado.

O papel offset é de maior qualidade do que outros tipos?

O papel offset é de alta qualidade e ideal para impressões em longas tiragens. Ou seja, ele precisa ser, necessariamente, resistente e com uma qualidade superior.

No entanto, isso não significa que ele é o melhor papel de todos. Afinal, cada tipo de papel é específico para um tipo de impressão. Portanto, é preciso escolher o modelo ideal para o seu projeto.

Tipos de papel offset

Eles são muitos, como por exemplo:

Comum branco

Esse é um dos mais comuns. O papel branco é usado para impressões diversas e tem ótimo contraste com vários tipos de cores e acabamentos.

Modelos coloridos

Além do papel branco comum, há também os modelos coloridos. Esses, por sua vez, são parecidos com o papel branco, mas em cores.

Jornal

O papel jornal é um tipo de papel muito peculiar da impressão offset. Ele permite largas tiragens, com um custo reduzido de operação.

Couché

Já o papel couché é mais indicado para impressões com um alto padrão de acabamento. É um papel mais refinado e elegante.

Além desses, há vários outros substratos que podem ser usados na máquina offset. Tudo vai depender do tipo de impressão do cliente.

Veja mais: Papel offset 180g no atacado: Veja onde comprar

Quais os principais benefícios do papel offset?

Agora que você já entendeu o que é papel offset, pode ser que esteja em dúvida com relação aos reais pontos positivos desse tipo de papel.

Afinal de contas, será que ele realmente pode promover bons resultados? Será que ele é uma boa alternativa para a sua gráfica?

Essas questões são muito comuns, e, por isso, separamos uma lista de benefícios do papel offset para que você analise se ele realmente faz sentido para o seu negócio gráfico:

Alta qualidade na impressão

O papel offset é muito conhecido por ter uma superfície mais lisa e uniforme, o que torna possível uma excelente qualidade de impressão com cores vivas e detalhes nítidos. 

Por conta desses aspectos específicos do papel offset, ele é visto como uma alternativa muito interessante para produções gráficas de publicidade, por exemplo.

Afinal, especialmente no mercado publicitário, as mensagens transmitidas precisam de nitidez e clareza, para que o público-alvo possa realmente compreender o que está sendo transmitido, concorda?

Versatilidade

A versatilidade é outro ponto-chave que devemos ter em mente quando pensamos no papel offset. Essa versatilidade é percebida pelo fato de o papel poder ser usado em diferentes projetos, inclusive com diferentes gramaturas, o que aumenta as produções.

Você pode produzir livros, jornais, materiais maiores ou menores, enfim! A variedade é grande, o que pode fazer com que a impressão offset, na sua gráfica, seja uma excelente alternativa para conquistar ainda mais clientes.

Durabilidade do papel offset

Outra vantagem de incluir o papel offset na sua gráfica, caso você perceba que essa inclusão faz sentido com relação ao seu público, é que ele possui uma durabilidade bastante atraente. Sendo assim, você pode trabalhar esse benefício com os seus clientes.

O papel offset é resistente ao manuseio, dobramento e desgaste, mantendo a integridade da impressão por mais tempo. Sem dúvidas, esses aspectos são importantes para materiais que precisam ser duráveis, como brochuras, catálogos e capas de livros. Ter esse benefício na sua gráfica pode fazer a diferença nos negócios.

Veja mais: O que fazer com papel offset 240g?

Economia com o papel offset

Quando as produções são em grandes tiragens, a economia é muito maior com a impressão offset – diferentemente do que aconteceria na impressão digital, que é mais lenta e precisa de mais recursos para grandes tiragens.

Inclusive, por ser um tipo de papel ideal para grandes tiragens, ele têm o benefício de ser usado em produções que precisam de agilidade e eficiência ao mesmo tempo.

Boa absorção de tinta

Por fim, outra grande vantagem do papel offset é que ele conta com uma boa absorção de tinta. Dessa forma, ele absorve a tinta de modo que ela seca mais rapidamente, o que é fundamental para evitar problemas com borrões – que podem acontecer em alguns tipos de impressões mais comuns.

Com base nesses benefícios, você pode avaliar se o papel offset pode ser uma boa alternativa para o seu negócio ou não. Pense nisso!