Papel offset: o que é?

Afinal, papel offset: o que é? Essa é uma expressão muito popular utilizada no ramo gráfico, só que nem sempre traduz exatamente um tipo de papel específico.

Ou seja, o papel offset não necessariamente é um tipo de papel. Mas sim, um conjunto de modelos que pode ser usado nesse tipo de impressão.

Neste artigo, a Calcme – sistema para gráficas offset – te ajuda a entender mais sobre o assunto.

Continue lendo e saiba mais.

Veja também qual a diferença entre impressão offset e flexografia.

Você sabe o que é papel offset?

O papel offset nada mais é do que um tipo de papel usado nesse ramo de impressão. Ou seja, não necessariamente é um tipo de papel específico. Mas sim, um conjunto de tipos de papéis muito utilizados para impressões em larga escala, dentro de uma gráfica offset.

A seguir, veja 3 tipos de papel offset comuns e usados na rotina desse tipo de gráfica:

Tem boa absorção

O papel offset é aquele que tem boa absorção da tinta, de modo que o processo gráfico possa acontecer em alta qualidade, sem borrar ou sem comprometer o design. A absorção do papel offset precisa ser o suficiente para que a tinta fique, de fato, dentro do papel sem que ele perca a uniformidade e a maleabilidade.

Entenda exemplos de Impressão offset.

Superfície uniforme

Outra característica do papel offset é que ele precisa ter uma superfície uniforme. Ou seja, uma superfície lisa, fugindo de imperfeições ou relevos. Caso contrário, a máquina offset pode não funcionar direito e, consequentemente, a impressão vai sair com problemas e com baixa qualidade final para o cliente.

Várias gramaturas

Mais uma característica que te ajuda a entender o que é o papel offset, é a sua gramatura. Diferente de outros processos e impressoras, o papel offset pode ter vários tipos de gramaturas, especialmente se é um projeto diferente ou mais refinado. A flexibilidade por poder escolher a gramatura é um benefício muito interessante do papel offset.

Veja onde comprar papel offset 180g no atacado.

O papel offset é de maior qualidade do que outros tipos?

O papel offset é de alta qualidade e ideal para impressões em longas tiragens. Ou seja, ele precisa ser, necessariamente, resistente e com uma qualidade superior.

No entanto, isso não significa que ele é o melhor papel de todos. Afinal, cada tipo de papel é específico para um tipo de impressão. Portanto, é preciso escolher o modelo ideal para o seu projeto.

Tipos de papel offset

Eles são muitos, como por exemplo:

Comum branco

Esse é um dos mais comuns. O papel branco é usado para impressões diversas e tem ótimo contraste com vários tipos de cores e acabamentos.

Modelos coloridos

Além do papel branco comum, há também os modelos coloridos. Esses, por sua vez, são parecidos com o papel branco, mas em cores.

Jornal

O papel jornal é um tipo de papel muito peculiar da impressão offset. Ele permite largas tiragens, com um custo reduzido de operação.

Couché

Já o papel couché é mais indicado para impressões com um alto padrão de acabamento. É um papel mais refinado e elegante.

Além desses, há vários outros substratos que podem ser usados na máquina offset. Tudo vai depender do tipo de impressão do cliente.